Monday, April 13, 2009

Torre Talao

Tive o privilégio neste feriado, de estar com pessoas, podemos dizer acima da média. Entre eles um casal de escritores simpáticos e filosóficos, que encantaram meus dias e me chamaram a atenção pela experiência de vida. Ambos estão lançando um livro, baseado em suas vivências, e abaixo estou anexando o material que colhi à respeito de Giselda Armentano. Em seguida, anexei também a sinopse sobre o livro de Valdi Ercolani, seu companheiro.


O primeiro romance da empresária, "Torre Talao", narra a vida de amor de sua avó paterna de quem, por homenagem, herdou o nome.

De forma leve, envolvente e bem estruturada, a narrativa tem um fio condutor lírico e acima de tudo acolhedor, que nos faz resgatar, em tempos tão miúdos, a importância da família.

Corajosa, culta e à frente de seu tempo, a protagonista, uma italianinha, filha de imigrantes abastados, descortina uma vida corajosa que se inicia, com voracidade, quando rompe preceitos, do início do século XX, ao se casar com seu tio materno, Amedeo.

Em meio a castelos, guerras, grandes e irreparáveis perdas, linhas e agulhas, Giselda atravessa os anos imprimindo garra, sem renunciar sorrisos e lágrimas.

“Torre Talao” demonstra as qualidades de uma autora que consegue transmitir um conteúdo denso de forma leve, uma narrativa simples, mas com a força de sentimentos enraizados, cristalinos que dá ao leitor o prazer da leitura”, testemunha o jurista e amigo Antonio de Azevedo Sodré.

Segundo a jornalista Claudia Matarazzo, que assina o prefácio, a linguagem é nostálgica sem ser antiga. “É um prazer ler um texto que as pessoas se falam em um português fluido. O retrato de São Paulo e da época é extremamente acurado e rico”, ressalta Claudia.


O lançamento de Torre Talao, romance que fala de castelos, amores e dores, será no dia 28 de abril, das 18h30 às 21h30, na Livraria Cultura, do Conjunto Nacional à Av. Paulista, 2073.

No comments: