Wednesday, September 10, 2008

Vandalismo

No sábado dia 06 de setembro, a Galeria Choque Cultural, em Pinheiros foi invadida por pichadores, que depredaram a fachada, as paredes e as obras em exposição dentro do local. Os vândalos alegam que a galeria abriga artistas do "underground" (ou seja, do mundo das ruas), e que portanto eles tem o direito sobre as obras. Além disso, eles são contra a comercialização, institucionalização e domesticação da cultura de rua por parte dos galeristas e do poder público. "É tudo nosso!", segundo os marginais.
Quando os bem intencionados resolvem valorizar aqueles que tem talento, e que não tiveram tanta oportunidade como artistas formados e renomados, nos deparamos com atos baixos e inexplicáveis. Por mais que se tente ajudar a massa menos favorecida, parece impossível recuperá-los e inserí-los no mundo da sociedade estável. Eu acho que o marginalismo já é herdado no ventre. Eu não tenho palavras para um vandalismo como esse. Inveja talvez, daqueles que conseguiram sair das ruas? Sem comentários.
A Choque Cultural é conhecida por investir em arte urbana, comercializando pôsteres, gravuras e litografias feitas por tatuadores e grafiteiros brasileiros. A Galeria estava expondo trabalhos de Gerald Laing, um dos pioneiros da arte pop dos anos 60, e que nada tem à ver com a arte de rua. Que vergonha!!!

No comments: