Monday, September 8, 2008

O tal do cara chato...

Quem lê o Estadão, deve ter lido a matéria deste sábado do Marcelo Rubens Paiva, por quem eu tenho muita admiração. Aliás, por ele e o Arnaldo Jabor, que na minha opinião é o Deus da Literatura Brasileira Contemporânea. Enfim, no artigo de sábado o Marcelo R. Paiva, descreve o "chato" de maneira muito simples, mas muito significativa. Todo mundo tem um lado chato... ou um dia que está insuportável, o ideal é que as pessoas não sejam chatas 100% sempre. Daí sim, é muito chato! Bom, abaixo vai descrito algumas "sacadas" interessantes lidas no texto do C2:
"Chato que é chato vive convidando conhecidos para a sua casa. Inventa muitas atividades para travar amizade. Constrói uma intimidade que não existe. Afirma que você precisa conhecer os pais, cachorros e plantas dele. Além disso:
1- Um chato é sempre insistente na sua chatice. E fala demais;
2- Ele é uma unanimidade: se é chato para um, o é para todos;
3- Uma vez chato sempre chato;
4- O chato é chato no berçário, na escola e no colegial. Destaca-se na faculdade;
5- Ele continua chato no trabalho. Aliás, em toda a empresa é preciso ter um chato, para descarregarem as tensões. E se o chato muda de empresa, passará a ser chato no novo trabalho;
6- O chato sabe de cor os nomes de todos;
7- Nunca esquece um aniversário;
8- Usa expressões em outra língua, esforçando-se para falar com sotaque correto;
9- Corrige os erros de português de outros no meio da conversa;
10- E, agora, na versão on-line, corrige os erros de português no meio da conversa;
11- Conhece todas as regras da empresa e o organograma;
12- Sabe a causa de todos os feriados que estão por vir...
Mas no íntimo, chato que é chato detesta festa de Natal, Reveillon e especialmente Carnaval, datas em que não entende como podem estar todos tão felizes, trocar presentes e cumprimentos, se ele não tem companhia. Eis o paradoxo: o chato é chato porque é triste ou é triste porque sabe que é chato?"
Boa, não é? Com certeza eu tenho meu lado chato (dá para imaginar qual seja... eu tô sempre usando termos em inglês... mas isso se deve ao fato de eu ter ficado quase 7 anos fora do país... e só faz um ano que estou no Brasil. Além disso, me obrigo a falar bastante inglês em casa, pois meus filhos estudam em escola bilíngüe, e logo mais estarão ingressando em escola americana. Ou seja... esse meu lado chato, será difícil de perder).
Sei que existe muita gente chata por aí... mas até os chatos tem coração. Tenho fama de ser muito paciente com as pessoas... inclusive com os chatos. Geralmente eles são muito cultos, e eu sempre aprendo alguma coisa com eles. Quem sabe se eles tiverem um amigo "legal", eles passem a gostar mais de eventos alegres e tudo mais. A minha sugestão é... dêem chances aos chatos, quem sabe com um pouco de atenção, eles melhorem seus comportamentos.

Beijos...

No comments: