Thursday, May 21, 2009

Dei um tempo...

Aos poucos estou voltando à pintar... mas a pergunta é: "porque deu um tempo?" Na verdade o artista precisa de muita paz para pintar. Bom... não posso generalizar, muitos conseguem se concentrar rápido. Outros como eu, precisam de muita paz para elaborar este tipo de trabalho. A grande verdade é que minha arte, não é do estilo "pega uma tela e começa a pintar". A minha arte é super conectada com meu ser, que sente qualquer ventania no ar. Ou seja, problemas demais resultam no meu afastamento. A boa notícia é que eu tenho muitas formas de me expressar, portanto quando uma não me atende... abro outros canais de expressão. Eu sou daquele estilo que se para de criar, pode adoecer. "Pergunta número dois: já adoeceu?" Quase! Não foi uma ventania que passou pela minha vida... mas vamos dizer que um tornado categoria cinco, se aproximou demais da minha alma. Passada a ventania, ou o tornado, aos poucos resgato o meu eu interior. "Pergunta número três: seres indesejáveis podem afetar a sua arte?" Demais! Vivo concentrada no meu trabalho, além de ser mãe e estar focada nos filhos. Vivo numa fase que proteger o bem estar da minha nação é prioridade. Não é que estou para poucos amigos, eu simplesmente não posso desperdiçar energia, pois esta é valiosa.
Voltando ao tempo de distanciamento... existe uma razão psicológica à respeito do tema. Tudo que me lembra passado, me gera certo desconforto, e meu trabalho artístico de certa forma foi afetado. A pintura surgiu em mim aos 24 anos de idade, na verdade desde o dia em que nasci, mas tecnicamente falando ela surgiu à dez anos. A grande verdade, é que a única forma que na época era possível expressar meus sentimentos, era através da pintura. Nem se falava em escrever, ou cantar, ou interpretar no teatro. Tudo isso eram formas de expressão proibidas. Pergunta número quatro: "Proibidas no séc.XXI???". Sim... proibidas. Eu tinha um relacionamento super sólido, e para manter ele sólido, me privei de várias coisas. Mas a vida me ensinou, que não vale à pena deixar de fazer nada para agradar alguém. Quem gosta de nós, gosta de quem somos... e não de um projeto do que deveríamos ser. Pessoas que gostam de protótipos, deveriam comprar "Barbies". As lindas "Barbies", inclusive podem voltar para as caixas após o uso. Parece um absurdo fazer esta analogia... mas é verdade, a maioria dos seres projeta o que quer nos outros, ao invés de fazer uma auto-análise.
Enfim... como sou "free as a bird" ("bird by the way" fora da gaiola!!!), estou me expressando em outras áreas... e a pintura está apenas adormecida (ainda atrelada ao passado)... depois de tantas experiências que estou tendo, na música, no teatro e no teclado do meu computador, tenho certeza que o resultado será uma série madura e inesquecível dentro da arte que se aproxima. Logo vocês verão os primeiros esboços desta nova etapa.

Mil beijos e Boa Noite!!! Está tarde e eu desta vez... estava pintando ;-)

p.s. O resultado do novo trabalho, além da série em si... é uma mão ultra suja de tinta!

p.s.2. A frase de Facundo Cabral vem bem a calhar: "Não estás deprimido... estás distraído!". É verdade, existem tantas maneiras de não se deprimir... acredito que todos tenham um dom adormecido... basta colocar em prática e dizer "Adeus" às tristezas...

2 comments:

Luis Alvaro said...

Você não deveria parar de pintar nunca...

Andrea Annunziata said...

Aos poucos eu estou voltando... é um trabalho que exige muita concentração... e à medida que eu for me estruturando... tudo volta ao normal...
Beijos para você e o Lorenzo...