Saturday, May 16, 2009

Controlável X Incontrolável

Vocês já se viram em situações nas quais é incômoda a forma como não conseguimos controlar nossos sentimentos? Nos sentimos vulneráveis, certo? Algumas pessoas com a cabeça um pouco mais centrada conseguem de maneira racional manter os pés no chão. Outras com o lado emocional mais aguçado gostam de pular de cabeça numa situação da qual sabem pouco. A pergunta é: quem está certo?
Segundo um grande amigo pé no chão, é preferível controlar uma situação, do que não saber controlar outra. A minha curiosidade veio à tona: "Porque é preferível controlar uma situação quando ela é falsa aos nossos sentimentos?" E ele de maneira bem singela me disse: "Porque a maioria dos seres tem medo de arriscar, e prefere manter uma relação controlável, mesmo ela não trazendo felicidade plena". Confesso que passei à ter uma outra percepção das pessoas como um todo. Na verdade, sempre me decepcionei muito com os seres de uma forma geral. Me considero aquele tipo de guerreiro que vai para uma arena sem escudo e sem espada, com o tórax aberto sem medo de ataque. Na verdade não sei se é prudente ser assim, sabem porque? Porque a maioria dos seres joga na defensiva, e se camufla de maneira sábia, pois sabe da existência dos seres sem escrúpulos, que atacam sem piedade e que costumam deixar marcas profundas em nossas vidas. Ou seja, estar de peito aberto significa se machucar, em relação aos outros que estão protegidos.
Podemos nos defender a vida toda, ou provar destes ataques. Eu diria que quem sobrevive aos ataques diretos se torna forte o suficiente para qualquer batalha, e desta forma está mais preparado para os desafios da vida. Já quem se defende a vida toda e não prova de verdadeiros ataques, não prova do temível, e por esse motivo nunca cria anticorpos para enfrentá-los sem armas, caso um dia não possa contar com estes artifícios.
Os mais preparados são os mais indicados a vencerem as batalhas. Eu sempre digo à todos: "Playing safe, doesn't mean playing right." (Ou seja, jogar na defensiva, não é saber jogar). Para vencermos temos que atacar e defender, e só a experiência de vida indica de forma precisa qual armas devemos usar. Na minha opinião, a melhor das situações é se relacionar com seres que não usam armas e são devotos aos jogos limpos, pois desta maneira dificilmente alguém se machuca.

Cuidem-se e escolham bem os seus parceiros...
Andrea

No comments: