Wednesday, June 3, 2009

O que está por de trás da obra?

Vocês já pararam para pensar no que nos é revelado à respeito de certas obras? Seriam hipóteses ou definições precisas? Me veio em mente as "trocentas" horas que já passei dentro de Museus escutando o guia "head phone", olhando obra por obra, analisando pinceladas, minhas interpretações e as definições via áudio. A grande verdade é que se o artista não escreveu de próprio punho sua real interpretação, tudo não passa de uma hipótese.
Eu fico imaginando alguém daqui 100 anos, olhando os trabalhos que deixei nesta vida, e revelando quem sabe ao público, ou num leilão, ou num antiquário, ou mesmo num brechó do futuro, hipóteses totalmente irrelevantes em relação à obra, muitas vezes invenções torpes. Que "lorota" será que vão dizer à respeito das obras??? Gostaria de ser uma "mosquinha" para saber o que poderiam dizer em relação à algumas que deixei para trás.
Talvez fôsse mais fácil saber, o que pensam vocês de algumas obras já vistas aqui? Esta por exemplo. (O nome desta obra é: "What did I do?", é da série Percepção e Espiritualidade, e foi feita em 2003, numa antiga prensa do Instituto Kala (Oakland, CA). Local, por sinal, por onde passaram importantes celebridades, e onde tive o privilégio de estar em contato com grandes professores do mundo da gravura, tanto ocidental, como oriental).
Enfim... sempre me perco na experiência fantástica que tive morando na "Califa". A boa notícia, é que costumo escrever sobre as obras, principalmente as séries. Mesmo assim, acredito que poucos lêem estas interpretações, e que muitos preferem "Viajar na Maionese".

So... Bring me Mayonese!

No comments: