Monday, September 8, 2014

Programa Mais Cores Minha Vida...

Não... não se trata do programa Mais Médicos... e nem Minha Casa Minha Vida. Também não é um programa político... o que seria então? Trata-se de trazer mais cores para sua vida. Digamos assim, que o mal do século XXI é a depressão... uma doença que hoje atinge quase toda a população. Eu costumo dizer, que quem ainda não teve, ou não tem... pelo menos uma vez na vida... terá. Quanto mais eu converso com as pessoas, mais eu percebo que o que todos sentem falta é de amor, carinho e atenção. Talvez, o motivo pelo qual os consultórios de psiquiatria, psicologia ou terapia estejam cheios.

Podemos reparar também, simplesmente, que as pessoas que fizeram diferença no nosso mundo tratavam do tema amor com muita atenção. Tão simples não é? E por que seria tão difícil que a sociedade de uma forma geral percebesse algo tão singelo e aplicasse no seu dia a dia, este carinho para com o próximo? Sabe o que? Não faço a mínima ideia. O que eu sei claramente, é que a maioria das pessoas complica e muito suas vidas. Algo que poderia ser tão simples de ser resolvido, por exemplo, pode gerar uma polêmica sem tamanho, de tal grandeza pequena que nem você e nem eu imagina como foi possível, utopicamente falando, aquilo chegar naquele ponto. A propósito... qual era mesmo o ponto? Não me lembro. E talvez nem você se lembre. A questão é que algo muito pequeno consegue se transformar em algo bem grandioso e odioso ao mesmo tempo... por culpa da nossa incrível falta de "luz".

Gosto bastante da propaganda da OLX, sabe por que? Porque lá o que não presta toma o rumo certo. Quantas vezes a gente não coloca um bode na sala sem imaginar que aquilo nos incomoda tanto? Pois é... desapega! Mas não é só das coisas materiais que eu estou falando.... desapega de um estilo de vida que não te faz feliz, desapega de alguém que só te traz dores de cabeça, desapega de uma maneira de agir que só te traz problemas, desapega de querer sempre ter sempre a razão, desapega de brigar, desapega de perder tempo com o que não te dá retorno, desapega de um ponto de vista teimoso que não te faz crescer, desapega de situações difíceis.... enfim... desapega de tudo que só te faz caminhar para trás!

Bom, já desapegando... e já voltando para o tema principal do texto, devo dizer que a vida se torna muita chata quando a gente permite que ela se torne. Por que não trazer "mais cores" para sua vida? Digo cores, pois pensar numa vida com quinhentos tons de cinza, mais nenhum tom fora desta escala, é algo que com certeza deprime. Coloque dentro deste gráfico cinzento, um pouco de azul, amarelo, verde, vermelho, roxo, turquesa... e leia algumas passagens daqueles que só deixaram amor como legado.

Deixo aqui, uma reflexão de uma das pessoas por quem eu tenho mais admiração nesta vida, e se você conhecer um pouquinho deste alguém, vai chegar a mesma conclusão que eu sempre chego a medida que eu vivo.... enfim... Namastê!

"O dia mais belo: Hoje.
 O maior obstáculo: O medo.
 A raiz de todos os males: O egoísmo.
 A pior derrota: O desalento.
 A primeira necessidade: Comunicar-se.
 O maior mistério: A morte.
 A pessoa mais perigosa: A mentirosa.
 O presente mais belo: O perdão.
 O caminho mais rápido: O caminho correto.
 O remédio mais eficaz: O sorriso.
 A maior satisfação: O dever cumprido.
 As pessoas mais necessárias: Os pais.
 A coisa mais fácil: Equivocar-se.
 O maior erro: Abandonar-se.
 A distração mais bela: O trabalho.
 Os melhores professores: As crianças.
 O que mais traz felicidade: Ser útil aos demais.
 O pior defeito: O mau humor.
 O pior sentimento: O rancor.
 O mais imprescindível: O lar.
 A sensação mais grata: A paz interior.
 O melhor remédio: O otimismo.
 A força mais potente do mundo: A fé.
 A coisa mais bela de tudo: O amor."

(Madre Teresa de Calcutá)